A FIG

A Federação Internacional de Geômetras – FIG foi fundada em 1878 e é uma organização não governamental, reconhecida pelas Nações Unidas e pelo Banco Mundial, de associações nacionais de membros, agências cadastrais e de mapeamento e ministérios, universidades e empresas de mais de 120 países. A FIG cobre toda a gama de campos profissionais dentro da comunidade global de agrimensura (topografia), topografia subterrânea, cadastro, avaliação, mapeamento, geodésia, hidrografia, infraestrutura de dados geoespaciais, entre outros, e fornece um fórum internacional para discussão e desenvolvimento visando promover práticas e padrões profissionais.

Na visão da FIG, a agrimensura é uma profissão moderna que atua mundialmente por uma melhor infraestrutura para nossa sociedade e para o planeta Terra. A Federação Internacional de Agrimensores (FIG) quer manter, e até mesmo melhorar, seu papel como a principal organização não governamental que representa os interesses dos agrimensores em todo o mundo. Neste sentido, as atividades da FIG são regidas por um plano de trabalho, que é aprovado pela Assembleia Geral e revisado pelo Conselho conforme seu mandato avança. O plano de trabalho atual com o lema “Voluntariado para o Futuro” orienta o Conselho, Comissões, Redes e Força-Tarefa em suas atividades.

A FIG apoia o papel de uma profissão próspera e sustentável de agrimensores para fornecer funcionalidade de solução, de forma confiável e acessível para um mundo complexo e em rápida mudança que não pode esperar, e para traduzir uma agenda de desenvolvimento sustentável em ação. A FIG apoia a colaboração internacional entre seus membros para o progresso da agrimensura e da cartografia em todos os seus campos e aplicações. A FIG tem uma cooperação próxima com órgãos relevantes das Nações Unidas, Banco Mundial e suas associações irmãs e tem sido reconhecida globalmente como a principal organização não governamental internacional em informações geoespaciais e gestão de “terra”, “mar” e ambiente “construído”. Está dentro da tarefa dos pesquisadores determinar o tamanho e a forma da Terra, mapear sua superfície e gerenciá-la de forma sustentável.

Para melhor funcionamento, a FIG se compõe de diversas comissões que tratam de áreas específicas, mas que se interrelacionam. São 10 comissões, que por sua vez agregam temas que possuem apoio da ONU-Habitat, entre outras instituições. São elas:

Comissão 1 – Normas e Práticas Profissionais

Comissão FIG 2 – Educação Profissional

Comissão 3 – Gestão da Informação Espacial

Comissão 4 – Hidrografia

Comissão 5 – Posicionamento e Medição

Comissão 6 – Vistorias de Engenharia

Comissão 7 – Cadastro e Gestão de Terras

Comissão 8 – Ordenamento e desenvolvimento territorial

Comissão 9 – Avaliação e Gestão de Imóveis

Comissão 10 – Economia e Gestão da Construção

Em setembro de 2024 a Universidade Federal de Santa Catarina tornou-se membro acadêmico da FIG, em assembleia ocorrida durante o evento realizado na Malásia. A afiliação credenciou a UFSC a organizar o evento no Brasil, além de outros benefícios relacionados aos membros da FIG. Atualmente a UFSC é único membro acadêmico do país filiado à FIG.

Translate »