Apresentação

O 13º Workshop Internacional sobre Modelo no Âmbito da Administração da Terra e Cadastro 3D da Federação Internacional de Geômetras – FIG será realizado pela primeira vez no Brasil. É um evento técnico-científico, que será realizado em Florianópolis pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com a coordenação do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial – PPGTG, do Departamento de Engenharia Civil e do Grupo de Observação e Transformação do Território – GOTT, que contarão com o apoio de outras instituições.

O evento terá o formato de workshop e corresponde a junção de eventos de comissões da Federação Internacional de Geômetras (FIG) e da ONU-Habitat. A FIG selecionou o Brasil para realização do evento, optando pelo apoio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em razão de sua trajetória acadêmica relacionada aos temas fins da FIG e ao histórico de organização do Congresso de Cadastro Multifinalitário e Gestão Territorial (COBRAC), que tem sido realizado desde 1994 pela universidade na cidade de Florianópolis, SC.

O workshop compreende os seguintes eventos específicos:

  1. Reunião Anual da Comissão 7 (Cadastro e Gestão de Terras) da FIG;
  2. Reunião Anual da Comissão 8 (Planejamento e Desenvolvimento Espacial) da FIG;
  3. Modelo de Domínio de Posse Social (STDM) da ONU-Habitat;
  4. Workshop da FIG sobre o Modelo de Domínio de Administração de Terras (LADM) e Administração de Terras 3D.

O evento será apoiado também por professores e pesquisadores de outros setores da UFSC e de outras instituições, sendo os mesmos: Departamento de Geociências do CFH e Departamento de Geologia da UFSC; Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) por meio do Laboratório de Geoprocessamento (GeoLab) e do Programa de Pós-graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (PPGPLAN); Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC); Universidade Federal da Bahia (UFBA); Ministério das Cidades; Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA); Receita Federal do Brasil (RFB); Secretaria Municipal de Planejamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano de Florianópolis.

O evento acontecerá entre os dias 3 a 5 de novembro do corrente ano, em local que está sendo definido, em Florianópolis/SC. O evento terá em sua programação a apresentação oral de trabalhos selecionados por comissões científicas, em cada sessão dos eventos específicos, bem como por palestras de convidados. Por se tratar de um evento internacional tradicional, espera-se o recebimento de trabalhos de diversos países, como vem acontecendo ao longo do tempo. Os palestrantes que desejam compartilhar suas experiências sobre implementação são cordialmente convidados a participar. Este workshop fornecerá uma contribuição sólida para a parte “Implementação” da Edição II do LADM, a ser desenvolvida em colaboração com a OGC (Open Geospatial Consortium). O workshop deve permitir fazer escolhas importantes, como as codificações técnicas.

As apresentações de trabalhos e palestras representam modos estratégicos para atualizar conhecimentos do público alvo participante na área de conhecimento em que se enquadra o evento, onde os métodos de levantamentos, gestão de dados geoespaciais, governança de terras e inovações tecnológicas e em métodos, são fundamentais para um eficaz planejamento regional e urbano, para contribuir com a minimização das desigualdades sociais e para avançar na agenda relacionada aos objetivos do desenvolvimento sustentável. Por se tratar de um evento multidisciplinar, espera-se a participação de alunos de diferentes cursos de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado), professores e profissionais da iniciativa pública e privada de diferentes países.

O conjunto de eventos da FIG é uma oportunidade ímpar de troca de experiências e apresentação dos recentes avanços da pesquisa e do desenvolvimento tecnológico nas áreas relacionadas à Agrimensura/Cartografia/Cadastro. Ao mesmo tempo, o evento deve propiciar e renovar motivações para que os congressistas continuem desenvolvendo seus trabalhos, em qualquer que seja seu campo de atuação na sociedade, contribuindo para a o fortalecimento da cultura cadastral. A proposta da Comissão Organizadora é a de promover um evento que proporcione um importante intercâmbio de experiências e conhecimentos, aproximando o conhecimento científico das demandas atuais e da formação de profissionais para atenderem as necessidades da sociedade.  Neste sentido, a programação contará com uma estrutura para realização do congresso que assegure os resultados esperados.

O workshop tem como objetivo reunir especialistas da indústria, governo e academia para apresentar e discutir desenvolvimentos relacionados a LADM e/ou 3D LA, incluindo demonstrações ao vivo de implementações de LADM (sistemas operacionais, pilotos, protótipos). O workshop também cobrirá direitos informais ou consuetudinários (restrições, responsabilidades) existentes em muitos países, além dos direitos mais formais que estão sendo registrados. A ONU-Habitat está usando a especialização em LADM STDM (Social Tenure Domain Model) em 17 países para registrar esses direitos informais/consuetudinários. Além disso, os modelos de informação SOLA (Solutions for Open Land Administration)/Open Tenure da ONU-FAO (Food and Agriculture Organization) e MAST (Mobile Applications to Secure Tenure) da USAID são todos baseados em LADM. Os palestrantes que desejam compartilhar suas experiências sobre implementação são cordialmente convidados a participar. Este workshop fornecerá uma contribuição sólida para a parte “Implementação” da Edição II do LADM, a ser desenvolvida em colaboração com a OGC. O workshop deve permitir fazer escolhas importantes, como as codificações técnicas.

 

 

Translate »