Coordenador
O evento tem como proponente o Professor Doutor Everton da Silva, lotado no Departamento de Geociências do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina. Está credenciado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial- PPGTG desde sua implantação em 2015, onde orienta alunos de mestrado vinculados a área de concentração “Gestão Territorial” e nas linhas de pesquisa “Cadastro Territorial Multifinalitário” e “Planejamento Territorial”.
Desde sua graduação em Engenharia de Agrimensura no ano de 1992 atua em atividades relacionadas ao Cadastro Multifinalitário, com experiências em diversos municípios do país, tanto como profissional da iniciativa privada como do serviço público na condição de professor, por meio de ações de extensão e pesquisa.
Junto ao Lincoln Institute of Land Policy dos Estados Unidos, iniciou em 2010 como professor colaborador no Program on Latin America and the Caribbean em cursos à distância e presenciais em diferentes países, bem como em eventos que discutem políticas de solo na América Latina, contribuindo sobretudo na temática cadastral.
No Ministério das Cidades integrou o GT-Cadastro, participando de oficinas e seminários que subsidiaram a elaboração das Diretrizes Nacionais para Implementação do Cadastro Territorial Multifinalitário em 2009, a partir das quais inúmeros seminários e cursos de capacitação foram desenvolvidos, além de materiais de apoio ao aprendizado. Ainda junto ao Ministério das Cidades e ao antigo Ministério do Desenvolvimento Regional, coordenou o projeto intitulado “Cadastro Territorial Multifinalitário aplicado à Gestão Municipal”, que teve como principais metas a revisão das Diretrizes Nacionais para Implementação do Cadastro Territorial Multifinalitário nos municípios brasileiros e a atualização do curso de cadastro à distância para plataforma Capacidades do ministério. Deste projeto ainda resultou a publicação do livro intitulado com o mesmo nome (ver em https://doi.org/10.5281/zenodo.7869277) e a publicação da Portaria N. 3242/2022/MDR.
Em 2013 participou da comissão técnica do XVII Congresso Brasileiro de Engenharia de Avaliações e Perícias, realizado pelo Instituto Brasileiro de Engenharia de Avaliações e Perícias (IBAPE-SC). Evento onde participaram cerca de 550 pessoas, e que teve na programação painéis de discussão, apresentação de trabalhos e conferências.
Em 2016 contribuiu para formação da Red Académica de Catastro Multifinalitario – RACAM, que visa disseminação da cultura cadastral e a capacitação de pessoas para aperfeiçoamento das atividades relacionadas a administração e gestão cadastral, buscando a implementação de políticas de solo que favoreçam a diminuição das desigualdades sociais na região.
O Professor Everton da Silva é o líder do Grupo de Observação e Transformação do Território – GOTT, coordenou o Congresso de Cadastro Multifinalitário e Gestão Territorial em 2018, 2020 e 2022, e atuou como membro da comissão organizadora deste mesmo evento nas edições de 2012, 2014 e 2016, onde também participou como membro nas comissões científicas. Desde a edição de 2010 vem contribuindo das discussões nas mesas redondas, seja como conferencista ou moderador.
No Departamento de Geociências da UFSC participou de projetos vinculados ao Ministério de Desenvolvimento Regional que visam a elaboração de mapas de aptidão geotécnica frente aos desastres naturais. Para divulgação dos resultados dos projetos foram realizados dois seminários, dos quais participou da comissão organizadora. Nos últimos anos têm participado de diversos eventos relevantes, nacionais e internacionais, na sua área de atuação.
Coordenou junto a GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit) e Ministério das Cidades o projeto intitulado Turma piloto do curso EaD: “Cadastro Territorial Multifinalitário aplicado à Gestão Municipal”, que tem como principais metas ativação da Comunidade CTM na plataforma REDUS e realização da Turma piloto do curso EaD: “Cadastro Territorial Multifinalitário Aplicado à Gestão Municipal” em duas fases: Fase I – Turma piloto do curso EaD: “Cadastro Territorial Multifinalitário Aplicado à Gestão Municipal” com tutoria; e Fase II – Oficinas remotas e encontros de aprendizagem entre pares.
Outra atividade que desenvolve desde 2023 é a coordenação, com apoio do Ministério das Cidades e da GIZ (ReDUS – Rede de Desenvolvimento Urbano Sustentável), da Comunidade de Práticas em Cadastro Territorial Multifinalitário (Comunidade CTM) , que se reúne mensalmente para discutir temas de interesse das pessoas que atuam direta ou indiretamente na área de cadastro. Esta atividade induziu a organização do evento complementar ao congresso intitulado 1º Encontro Presencial da Comunidade CTM.
Atualmente coordena, junto ao Programa de Pós-graduação em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial (PPGTG), a Turma de Mestrado da Receita Federal do Brasil, que busca a formação e a contribuição para apoiar os avanços na área cadastral desta instituição, em especial no Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais (SINTER).
Confira agora a palavra do coordenador do evento, o Prof. Dr. Everton da Silva, e não perca a chance de aceitar esse convite especial!